Documentários produzidos por fãs: Estreitando a relação com os artistas

Por Daniel Accioly

Radiohead; Imagem: Last FM

Um novo fenômeno cresce no meio audiovisual. O fã, que durante muito tempo permaneceu em posição passiva em relação ao ídolo, está cada vez mais participando do crescimento do artista e ajudando na propagação de seu legado. A produção de cds de bootlegs já existe faz tempo, e agora os fãs estão se mobilizando para produzirem documentários contando a história de turnês e shows, tudo do ponto de um ponto de vista próprio.

Fãs do Radiohead se reuniram e fizeram um DVD da banda. A produção em alta qualidade foi fruto de uma apresentação da banda que aconteceu em Nova York, em setembro de 2011. Radiohead – Roseland Ballroom, New Yor City foi organizado por integrantes do blog inez4bears.blogspot.com.br.

Os responsáveis pela produção ainda escreveram:

Documentário Radiohead; Imagem: Reprodução

“Olá, pessoal!

Demorou e deu trabalho, mas aqui está o show com várias câmera do segundo show no Roseland no útlimo outono. Agradecemos muito ao Radiohead por fazer um show antes da turnê do The King of Limbs e por ter escolhido o Roseland! E nós somos imensamente gratos pela banda ter cedido o áudio da mesa de som para este projeto!! Obrigado, Chris, por fazer isso acontecer! E, é claro, o projeto nunca teria acontecido sem os queridos vídeos e áudios dos colaboradores – obrigado, pessoal!”

O lançamento foi dedicado a Scott Johnson, membro da equipe da banda que faleceu em junho deste ano. Os organizadores ainda pediram aos fãs que ajudassem as vítimas do furacão Sandy que atingiu a região de Nova York.

Confira a tracklist do DVD:
“Bloom”
“Little by Little”
“Staircase”
“The National Anthem”
“Feral”
“Subterranean Homesick Alien”
“Like Spinning Plates”
“All I Need”
“True Love Waits” / “Everything In Its Right Place”
“15 Step”
“Weird Fishes” / “Arpeggi”
“Lotus Flower”
“Codex”
“The Daily Mail”
“Morning Mr. Magpie”
“Reckoner”
“Give Up The Ghost”
“Myxomatosis”
“Bodysnatchers”
“Supercollider”
“Nude”

A produção foi divulgada na íntegra no Youtube:

No Brasil, um projeto similar promete eternizar a primeira passagem do Creed pelo Brasil. A página do Facebook Creed Brasil está incentivando os fãs a contribuirem com videos e depoimentos sobre os shows nas quatro capitais brasileiras por onde o grupo passou:

Creed Brasil; Imagem: Divulgação

“Olá Creedmaníacos!

Vamos começar a produção do nosso documentário, se você não enviou seu vídeo, ainda dá tempo, contem como foi a realização de um sonho que esperou mais de 10 anos para se concretizar, comente detalhes do show, qual música foi mais marcante pra você! estamos aguardando seu envio, começaremos ainda esta semana. Enviem também seus nomes e local onde moram! Pessoal de BH pode ficar tranquilo, vamos aguardar o envio do materia de vocês também.” Diz o comunicado na página.

Para participar, basta enviar link do video ou arquivo para comunidadecreedbr@gmail.com.

* Com informações de Cidade Web Rock e Creed Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s